Apesar de muito preconceito em cima do diagnóstico da depressão, para falarmos melhor sobre o assunto é preciso primeiramente entender a doença. Muitas vezes frases como “ é só você levantar da cama”, “você precisa de força de vontade” ou até confundido com preguiça traz um peso e culpa muito grande para os pacientes com esse diagnóstico. Então vamos falar o que é a depressão para ajudar a derrubar os mitos sobre o assunto.
A depressão pode ter uma origem multifatorial com ação da genética, do ambiente e da história de vida. Ela é uma resposta a uma disfunção de neurotransmissores no nosso cérebro. Essa mudança afeta o humor, a motivação, energia e os sentimentos. A dopamina, um dos neurotransmissores muito conhecido, tem ação direta na motivação e apresenta diminuição nesses pacientes. Glutamato é um neurotransmissor relacionado com a ativação de regiões também apresenta alteração. Além de outras alterações como hormônio do estresse, o cortisol. Entendendo isso podemos ver que a falta de energia, sentimento de apatia, falta de motivação não é algo que ocorre por uma vontade do paciente. É uma resposta a essas mudanças nos neurotransmissores.

Apesar de muitas vezes pensarmos em tristeza quando falamos de depressão, um sintoma mais comum é a apatia. Quando as coisas que antes você gostava muito de fazer de repente perde a graça, você não sente vontade de fazer mais nada, a sensação de cansaço o tempo todo pode estar presente também são sinais que você pode estar precisando de ajuda. Além da falta de motivação, mudanças na energia também podem ocorrer. O cansaço constante, lentidão nas tarefas motoras e cognitivas se mostram em muitos casos.
A depressão nem sempre inicia em uma grande crise, muitas vezes são pequenos caminhos e quedas que vamos tendo ao longo da vida e nos leva até a crise. Entender o que você está sentindo realmente, se algo está incomodando pode evitar que você esteja indo por esse caminho sem perceber. É normal sentir tristeza durante a vida, porém quando isso se prolonga de maneira incômoda, você vai perdendo a graça nas atividades que antes gostava e diminui a energia para as atividades do dia a dia pode ser algo para olhar com mais atenção.
Se você se sente assim, busque ajuda psicológica para avaliar e te auxiliar a entender a situação de forma geral. A psicoterapia é um lugar aberto para diálogo no qual você poderá se entender, entender o que está acontecendo e principalmente cuidar de si mesmo. Caso você conheça alguém que se encaixe nessas descrições pode conversar sobre a possibilidade de ajuda. Nem sempre percebemos o quanto estamos precisando de ajuda.
Comments