top of page

Ansiedade de separação infantil

Uma das causas que levam as crianças a terapia é o diagnóstico de ansiedade de separação, vamos entender um pouco mais sobre o assunto? É normal as crianças serem apegadas ao cuidador principal seja a mãe, pai, avó, avô ou outros. Porém quando há um sofrimento desproporcional para a criança ao realizar essa separação para ir a escola, na casa de parentes ou coleguinhas pode estar ocorrendo a ansiedade de separação.

Os sintomas vão para além do sentimento do medo da separação e muitas vezes do choro quando há essa necessidade. Para as crianças a ansiedade pode aparecer também como dores na barriga, dificuldade de regular as emoções ou explicar o que está sentindo. Muitas vezes há reclamações por parte da escola ou creche que levam a criança ao processo psicoterápico para acompanhar a ansiedade.

Os pais podem ficar muito confusos e sem saber o que fazer para melhorar a situação ou achar que é um choro comum de separação. Porém neste casos a criança está em grande sofrimento por conta da separação. O ideal é buscarmos entender o porquê desse medo e lidar com ele da melhor maneira possível. Uma criança sem ansiedade pode até ser próxima dos cuidadores porém sente confiança para explorar o ambiente e novas experiências também.



Se você está passando por essas dificuldades com seu filho ou sua filha procure suporte psicológico. Os sinais e sintomas acima relatados não devem servir como base para diagnóstico e sim para sugerir buscar ajuda. O diagnóstico é realizado pelo profissional durante as sessões de terapia. O terapeuta poderá realizar o tratamento com a criança além da orientação parental de qual a melhor forma de manejar a situação quando ocorrem.


Comments


Av. Portugal, 2783 Santa Amélia,31555-000

Belo Horizonte MG

Sala 205

(31) 98375-1318

bottom of page